[GUIA DEFINITIVO] O que é homeopatia e para que ela serve? Mitos e verdades

Uma dúvida que paira na mente de muitas pessoas – e não é para menos: como elementos encontrados na natureza, alguns de bem fácil acesso – e outros nem tanto – podem ter a capacidade de curar alguém? Será que é remédio de verdade? Hoje, nesta leitura bem rápida, vamos falar um pouco sobre ela, a homeopatia. Leia conosco e mexa-se em busca da sua vida de qualidade.

Para iniciamos esta conversa , é legal saber que os remédios convencionais, aqueles encontrados nas gôndolas das farmácias, são concebidos através da modelagem química molecular, a criação de moléculas, que permite o planejamento racional de fármacos. Embora eficazes, trabalham na cura dos sintomas e podem apresentar fortes efeitos colaterais.

HOMEOPATIA - (do grego homoispathos)

HOMÓIS= semelhante PATHOS= sofrimento, doença

O QUE É A HOMEOPATIA?

"Semelhante cura semelhante" é o princípio da geral da homeopatia que, é um tipo de terapia que utiliza a mesma substância que provoca os sintomas para tratar ou aliviar vários tipos de doenças.

É um método de tratamento que consiste em administrar ao paciente, doses mínimas de medicamento, para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica.

A preparação de medicamentos homeopáticos é feita a partir de substâncias naturais extraídas da natureza – vegetais, minerais ou animais, das quais já se tem conhecimento sobre sua potencialidade curativa.

A grosso modo, para tratar um indivíduo doente é necessário aplicar um medicamento que, se aplicado em alguém sadio, produza os mesmos sintomas apresentados pelo doente.

HOMEOPATIA FUNCIONA? Assista ao vídeo que conta a história de Edson, um jovem foi dado como morto aos 21 anos e hoje, com 50, formou-se na graduação e pós graduação.

LEI DA SEMELHANÇA: o que é capaz de produzir uma doença também é capaz de curá-la.

O QUE É DINAMIZAÇÃO?

Os medicamentos homeopáticos passam pela dinamização, que é a diluição seguida de agitação. Através deste processo é possível acionar o princípio ativo da substância, fazendo com que ele seja capaz de atuar sobre o organismo vivo.

O QUE É PRINCÍPIO ATIVO?

O princípio ativo é o composto que é responsável pelo efeito farmacológico. Ele está presente em plantas, alimentos e medicamentos.

QUANDO ELA SURGIU?

A homeopatia foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, na atual Alemanha e foi disseminada na França. Ela já havia sido citada por Hipócrates, em 450 a.C.

Hahnemann era formado em medicina tradicional.

Em 1840, trazida pelos franceses, a homeopatia chegou ao Brasil. Em 1980 foi reconhecida pela AMB – Associação Médica Brasileira – como especialidade médica.No ano de 1996 ela foi reconhecida como especialidade pelo Conselho Nacional de Veterinária.

QUEM PODE RECEITAR MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS?

Homeopatia é uma especialidade médica, assim como cardiologia, neurologia ou ginecologia, ou seja, é necessária graduação em Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia ou Odontologia.

Por tanto, sempre é necessário consultar um médico homeopata para receitar e prescrever as posologias para cada prognóstico.

VOCÊ JÁ OUVIU O DITADO: "EM DOSES HOMEOPÁTICAS"?

Você mesmo já deve ter usado este ditado quando quer fazer referência a fazer algo com cautela ou aos poucos. Essa expressão vem da Lei da Dose Mínima, que diz respeito à diluição do princípio ativo, o famoso e controverso princípio do "quanto mais diluído, mais forte.

Referências:

www.revistacapitolina.com.br/como-sao-feitos-os-remedios/

terapiabiografica.com.br/blog/2012/05/hahnemann-ve-o-crescimento-da-homeopatia/

www.portalfarmacia.com.br/farmacia/principal/busca.asp

www.infoescola.com/farmacologia/principio-ativo/

www.tuasaude.com/entenda-o-que-e-e-como-funciona-a-homeopatia/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
EMPRESA ASSOCIADA
REDES SOCIAIS
  • Facebook - White Circle
  • Instagram-icone
  • Twitter - White Circle

Farmácia Quíron Manipulação e Homeopatia  |  CNPJ: 01307152/0001-02

Farmacêutico Responsável Fabiano Suzin Lima CRF/RS 6796

Desenvolvido por agênciaMD