Encare o isolamento de forma positiva

Crie uma rotina flexível, determinando metas para alcançar dia a dia. Além da organização, realizar as tarefas trará um sentimento de satisfação. Embora exercícios físicos, alimentação saudável e leitura diária façam bem e sejam atividades produtivas, não há nada de errado em diminuir o ritmo e passar um bom tempo sem fazer nada. Não se cobre tanto!

A ansiedade é algo natural, uma maneira do organismo expressar um alerta de ameaça, como o caso da atual pandemia. Não reprima, apenas aprenda a controlá-la. Use as redes sociais como aliadas, faça videochamadas com seus entes queridos ou mande mensagens; evite notícias em excesso para não despertar o nervosismo!

Aprenda algo novo. Seja uma dança, uma maquiagem, uma receita especial. Tem milhares de cursos online e tutoriais gratuitos pra assistir na web. É bom aproveitar o tempo livre para adquirir conhecimento e prazer com algo que você sempre quis. Anote o que você (ou sua família) fez de bom e celebre o progresso ao final da semana. A comemoração é por conta da sua imaginação!

A família tende a passar mais tempo junto e as desavenças podem aparecer, mas evite o conflito. Estabelecer novos acordos, regras de convivência e conversar calmamente podem ser válidos para evitá-las. Seja otimista e veja o lado positivo da situação: a proximidade com a família pode servir como um momento de carinho e boa convivência. Elogie, conheça melhor e renove o amor com seus familiares.

Procure um momento para o autocuidado, um aliado importante contra a ansiedade. Faça algo para se sentir melhor consigo mesmo, como uma refeição diferente, uma leitura, uma meditação ou um filme da sua preferência. Experimente pendurar uma folha de papel na geladeira e ao final de cada dia, escrever um motivo pelo qual você é grato naquele dia. Quando não estiver nos seus melhores dias, l