Como controlar o peso com o uso de ervas medicinais
Todos já sabemos que, para manter uma vida saudável e controlar o peso, é necessário ter em nossas rotinas exercícios físicos aliados a uma alimentação balanceada.
De acordo com pesquisa realizada pela OMS – Organização Mundial da Saúde – em 2006, a obesidade é um doença que atinge cerca de 25% da população mundial. O ministério da saúde, em pesquisa do mesmo ano, afirma de 40% dos brasileiros estão acima do peso.
Os constantes avanços em estudos na área da fitoterapia apontam uma infinidade de recursos naturais que podem ser utilizados com o objetivo do controle de peso.
O QUE É FITOTERAPIA?
Fitoterápicos são medicamentos criados através de plantas medicinais. Ao contrário do que muitos imaginam, estes medicamentos não são feitos com a planta no seu estado bruto. Elas passam por um processo de industrialização.
Graças ao diversos princípios ativos de determinadas plantas, é possível agir diretamente nas causas do ganho de peso – como problemas hormonais, endócrinos, neurológicos, genéticos, de inatividade física, ambientais, psicológico e outros – auxiliando diretamente na perda de peso.
A procura de medicamentos fitoterápicos têm crescido, parte por poderem ser vendidos sem prescrição médica. É importante ressaltar que o uso de ervas medicinais não é isento de riscos. As plantas podem conter algumas substâncias com efeitos tóxicos que podem provocar reações alérgicas. Ressaltamos a importância de sempre procurar orientação de um profissional especializado.
7 FITOTERÁPICOS PARA CONTROLE DE PESO MAIS POPULARES NO BRASIL
#1 ALCACHOFRA - diurética e atua no combate a retenção de líquidos. Reduz o colesterol e a taxa de uréia e laxativa.
Contra indicações: pacientes com hepatite e durante a amamentação
#2 CHÁ VERDE - controle do colesterol, queima de gordura, aceleração do metabolismo e aumento da imunidade.
Contra indicação: pacientes com problemas de insônia.
#3 CÁSCARA SAGRADA - laxativa, utilizada para o tratamento da constipação intestinal.
Contra indicação: pacientes na amamentação, pois é excretado no leite materno.
#4 CENTELLA ASIÁTICA - vasodilatador, melhora a circulação e pode auxiliar na prevenção e no tratamento da celulite e gorduras localizadas. Também age no controle do inchaço do corpo devido à retenção de líquidos e tem efeito calmante.
#5 PORANGABA – CHÁ-DE-BUGRE - diminui o apetite, estimula a queima de gordura e potencializa o sistema imunológico.
Contra indicação: pacientes com diabetes ou hipertensos.
#6 CITRUS AURANTIUM - termogênico: acelera o metabolismo e promove maior gasto de calorias, diminui o apetite e aumenta a performance física.
#7 GARCINIA CAMBOJA - bloqueia a gordura e atua na moderação do apetite.
Contra indicação: pacientes com diabetes devem ter cuidado ao fazer uso deste fitoterápico.
Conclusão:
É bem importante observar que não existe uma fórmula milagrosa para emagrecer e controlar o peso. É necessário observar os seus hábitos para encontrar o equilibro de bem-estar. Lembre-se, sempre é importante ter orientação de um profissional capacitado.
Em caso de alguma reação, o médico deve ser consultado.
Referências:
Introdução à fitoterapia: utilizando adequadamente as plantas medicinais. Colombo: Herbarium Lab. Bot. Ltda, 2008.
FETROW, C, AVILA, J. Manual de Medicina Alternativa para o Profissional, 2000, Ed. Guanabara, pág. 72 -76, Rio de Janeiro/RJ.
http://www.mundoboaforma.com.br/8-fitoterapicos-para-emagrecer-mais-populares/
http://www.proparnaiba.com/nutricao/2014/07/nutricao-fitoterapia-no-controle-do-peso.html
Comentários