top of page

Coronavírus –  A defesa está em você!

Imagine um grande festival aberto a quem quiser chegar. Assim é a vida dentro do nosso corpo. Todos são aceitos. Com ou sem convite.

Nossas células estão envolvidas no negócio da sobrevivência e entre elas existe um exército encarregado dos serviços de limpeza e os trabalhos braçais fervilham discretamente no Festival da Vida. O sistema imunológico é a linha essencial de defesa do nosso organismo, um guardião vigilante que enfrenta doenças e vírus, mantendo a ordem e o equilíbrio para que possamos continuar vivos.

Sua legião de soldados microscópicos patrulha nosso corpo, passando informações por uma

rede quase instantânea de comunicação e reação. Apesar de toda a complexidade e do aperfeiçoamento genético que vivemos há milênios, que nos previne de uma série infinita de ameaças, nosso sistema imunológico pode ser severamente danificado por cansaço, estresse, toxinas oriundas do meio ambiente e de uma nutrição pobre – características da vida moderna.

Além das recomendações já amplamente divulgadas pelas autoridades de saúde pública, considero relevante compartilhar informações para que cada indivíduo cuide de sua própria imunidade.

Pensando nisso eu preparei esse documento com 8 importantes atitudes que certamente vão te ajudar.

1 - Aumente a ingestão de vegetais crus (frutas, legumes e verduras)

Vegetais são ricos em vitaminas e polifenois que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes. Portanto, de vital importância para nosso sistema imunológico. Pessoas que fazem a ingestão ficam menos gripadas e resfriadas. O ideal é manter o consumo diário de 3 xícaras ao dia (manhã, tarde e noite) de frutas ricas em vitamina C e polifenois.

Boas fontes: Limão, laranja, acerola, goiaba, açaí, kiwi e frutas silvestres. Consumir essa frutas em forma de sucos pode ser uma boa estratégia. Um copo de suco por período (manhã, tarde e noite) acrescido de 25 gotas de extrato de própolis e uma colher de chá de cúrcuma em pó. Consumir pelo menos 300 g (1 prato bem farto) diários de legumes e verduras cruas pois são mais ricas em nutrientes e fibras, que ajudarão no equilíbrio e funcionamento adequado do intestino.

2 - Aumente o consumo de aminoácidos e minerais

Diariamente faça o consumo de duas castanhas do Pará (excelente fonte de selênio). Nesse período de epidemia, aumente para 3 ou 4 unidades ao dia. Consuma oleaginosas (castanhas de cajú, amêndoas, avelãs, nozes, macadâmia, abacate, azeites e chocolate 70% ou acima).

3 - Cuide da hidratação

O metabolismo celular requer líquido para cumprir adequadamente todas as suas funções de defesa e reparo. Os rins necessitam de água para realizar o processo de eliminação de toxinas. Da mesma forma, o trânsito intestinal requer consumo de água. Consuma em quantidade suficiente para ter sempre a urina clara (dica: eu bebo um copo d´água a cada vez que urino).

4 – Obtenha fontes de Vitamina D

Inúmeros estudos comprovam que pessoas com nível ótimo de Vitamina D (entre 45 e 60 ng/ml) estão menos sujeitas ao adoecimento. O ideal é fazer cerca de 20 minutos de exposição solar, com braços e pernas à mostra sem filtro solar. Essa medida pode produzir 10 mil unidades de vitamina D. Em casos de impossibilidade de exposição ao sol, recomenda-se fazer uso de suplementação de vitamina D na mesma medida acima.

5 - Mantenha o sono de qualidade

Dormir bem é fundamental para garantir nosso o equilíbrio fisiológico, mental e emocional. Durma por volta de 7 horas e meia por noite. Faça sua última refeição por volta de 20h, para que em torno de 22h você já esteja preparado para dormir. Após o jantar, diminua a iluminação da casa e evite ambientes com luz fria. Evite também o uso de TV, computadores e telefones, pois possuem luzes altamente excitatórias, o que dificulta a chegada do sono.

6 - Respire

Respirar pausadamente é um santo remédio, pois diminui nível de cortisol que, em excesso, é causador de estresse e ansiedade. Respirar bem nos faz ficar mais próximos de nossa espiritualidade e certamente nos dá maior equilíbrio para enfrentar os desafios da vida.

7 - Faça atividade física diária por, pelo menos, 20 a 30 minutos

Faça a sua parte, mantenha a calma e a serenidade, pois tudo vai se acomodar conforme a vontade de Deus.

8 - Fique bem. Deus nos abençoe!

Gustavo Corrêa, Life Chef - Formado pela Le Cordon Bleu de Paris, Estudioso e pesquisador da Nutrição

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
frete.png
bottom of page