top of page

A dança como atividade física

Dançar é uma atividade física que pode ser feita por pessoas de todas as idades e nunca sai de moda.


Sem contra indicações, é uma opção para quem quer se exercitar e manter-se em forma, pois 40 minutos de exercício gastam 600 calorias. A dança de salão, por exemplo, pode ser usada como forma preventiva de doenças articulares, como artrose ou artrite e também de doenças circulatórias. Por ser uma atividade física, os movimentos e passos ativam a circulação do sangue, principalmente nas pernas, além de proporcionar uma melhora considerável na postura.


Outro exemplo é a dança do ventre, ao contrario do que algumas pessoas pensam, ela não traz barriga, mas também queima calorias, tonifica e enrijece a musculatura do abdômen, pernas, braços, costas, glúteos. Seus benefícios estão principalmente relacionados ao desenvolvimento da auto-estima, uma maior aceitação de si mesma, aflora a feminilidade tornando a mulher mais sensual, estimula a criatividade e a concentração.


Quando falamos da dança na infância deve haver uma preocupação que ela esteja adequada à idade cronológica da criança. Ela melhora a auto-imagem, desenvolve e aprimora a coordenação motora, ajuda a criar disciplina, desperta a sensibilidade, além de acrescentar graça e beleza, no caso de dança do ventre infantil ou ainda do ballet.


A timidez, que muitas vezes atrapalha o processo de aprendizado, no trabalho ou no cotidiano do individuo , pode ser ajudada pela dança, porque possibilita a melhoria nos relacionamentos, através do contato de grupo pela troca de experiências e informações, o que desenvolve a capacidade de sublimar os desafios.

E ainda, é durante o momento do exercício, que o organismo produz a endorfina, conhecida como hormônio da felicidade, que permite um alívio no stress do dia a dia.


Profª Priscilla Silvestri – Formada em dança pela Ulbra; professora de dança do ventre e de salão; bailarina e coreógrafa.


Email: mahailaadma@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
frete.png
bottom of page