Guia de Florais do Dr. Bach

Filosofia do Dr. Bach

A filosofia do Dr. Edward Bach é ao mesmo tempo simples e profunda, baseando-se na perfeição nata e na natureza espiritual dos seres humanos. A doença resulta “inteiramente do conflito entre o “eu” espiritual e o “eu” mortal.” A saúde e a felicidade resultam do fato de estarmos em harmonia com a nossa própria natureza e de fazermos o trabalho para nós como indivíduos.

 

Como ele escreveu:

“Significa fazer o trabalho de casa, pintar, trabalhar na agricultura, representar ou servir os outros homens, nossos irmãos, em lojas e casas. E este trabalho, seja ele qual for, se nós gostarmos dele acima de tudo, é.....o trabalho que nos compete realizar no mundo e o único no qual podemos ser realmente nós mesmos.”

“A doença é a reação a interferências. Representa uma falha e uma infelicidade temporárias e isto ocorre quando permitimos que outras pessoas interfiram no nosso desígnio de vida e implantem no nosso espírito dúvida, medo ou indiferença.”

AGRIMONY

As pessoas que necessitam de Agrimony aparentam muitas vezes despreocupações e bom humor, mas a sua “alegria de viver” esconde as ansiedades, preocupações e até um tormento interior real, que poderão estar a tentar esconder não só dos outros como delas mesmas. Se sentirem dores ou mal-estar, irão provavelmente brincar com o assunto por não estarem dispostas a expressar os seus sentimentos verdadeiros. Não gostam de estar sós e são muito sociáveis, procurando distrair-se com companhia. Tentam ignorar o lado mais sombrio da vida e preferem fugir das situações e entrar em confrontos. Poderão também sofrer de noites agitadas com pensamentos inquietantes (veja também White Chestnut).

As pessoas Agrimony podem suprimir o seu desconforto recorrendo a bebidas alcoólicas, estupefacientes ou excessos alimentares.

OBS:

- Normalmente tem problemas de estômago.

- Pode ser usado, interno ou uso tópico, para picadas de aranhas e cobras.

ASPEN

Palavras chaves:

MEDOS E PREOCUPAÇÕES DE ORIGEM DESCONHECIDA. MAUS PRESSENTIMENTOS.

 

O Aspen é indicado para pessoas subitamente acometidas por medos ou preocupações sem razão específica e que podem portanto estar, de uma forma geral, agitadas e ansiosas. Uma necessidade típica para a utilização de Aspen é o caso da pessoa que acorda com medo devido a um sonho mau, mesmo que o sonho tenha sido esquecido. O Aspen ajuda as crianças pequenas que têm pesadelos e terrores noturnos (ver também Rock Rose).

Os medos Aspen podem ocorrer de dia ou de noite; ansiedade ou maus pressentimentos inexplicáveis, podem subitamente apoderar-se da pessoa quando está sozinha, ou quando na companhia de amigos, e podendo estes ser acompanhados de tremores.

BEECH

Palavras chaves:

INTOLERÂNCIA EM RELAÇÃO AOS OUTROS, CRÍTICO

O Beech é para pessoas que estão constantemente a criticar, são intolerantes para com as falhas dos outros e incapazes de fazer concessões. Têm dificuldade em ver os pontos bons das outras pessoas. Têm um forte sentido da sua superioridade, por vezes tendem a criticar e a ser arrogantes e deixam-se facilmente irritar pelos maneirismos ou hábitos alheios. Estão convencidos que têm sempre razão e que o resto do mundo está errado (veja também Impatiens).

OBS:

- Crítico demais!!

CENTAURY

Palavras chaves:

VONTADE FRACA E SUBMISSÃO

O Centaury é para pessoas com dificuldade em dizer não.

Deixam que os outros abusem delas ou até as maltratarem. São normalmente tímidas, sossegadas e muito passivas, com pouca força de vontade. Ansiosas por agradar, cedem à vontade alheia, mais por subserviência do que por cooperação voluntária. Embora insatisfeitas com este estado de coisas, preferem negar os seus próprios desejos ou vocação a arriscar-se a um confronto. Ansiosas por “fazer o que está certo”, são facilmente influenciadas pelo que os  outros ditam.

Esgotados pelos outros e distantes da sua auto-afirmação, tendem a ter pouca energia e a cansar-se facilmente.

OBS:

- Prevalece a opinião dos outros.

CERATO

Palavras chaves:

DECIDE, MAS DUVUDA DE SUA DECISÃO. PROCURA O CONSELHO E APROVAÇÃO DOS OUTROS

O Cerato é para pessoas que não confiam no seu próprio julgamento ao tomar decisões. Sabem realmente o que querem e, embora tenham bastante sabedoria interior e possam ser altamente intuitivas, procuram constantemente o conselho e a confirmação dos outros. Muitas vezes seguem erroneamente os conselhos que lhes são dados em vez de confiar em si próprias. Quando estão doentes, é provável que experimentem uma série de tratamentos recomendados por outras pessoas.

OBS:

- Para acreditar na sua própria intuição.

- Ótimo para quem pratica meditação.

CHERRY PLUM

Palavras chaves:

MEDO DE PERDER O CONTROLE MENTAL EMOCIONAL OU FÍSICO.

O Cherry Plum é indicado para pessoas que receiam perder o controle do seu comportamento. Podem à beira de um colapso. Podem estar profundamente descontroladas e receiam perder a sanidade mental.

Nas alturas em que necessitam do Cherry Plum, podem estar à beira de explodir e recear ceder a impulsos violentos. Podem tornar-se anormalmente injuriosas e histéricas para com os amigos e família, manifestando súbitas explosões de ira.

OBS:

- Para suicidas.

- TPM.

- Vícios.

CHESTNUT BUD

Palavras chaves:

DIFICULDADE EM APRENDER COM OS ERROS DO PASSADO.

O Chestnut Bud é para pessoas que têm dificuldade em aprender com experiência, levando a uma incapacidade de progredir na vida. A pessoa continua a repetir os mesmos erros, tais como apaixonar-se repetidamente pelo parceiro errado ou permanecer num emprego inadequado. Em vez de aprender com os erros do passado, as pessoas Chestnut Bud tentam esquecê-los e por isso não têm qualquer base na qual se podem apoiar para tomar decisões futuras. Podem sofrer de doenças recorrentes, mas nunca se interrogam sobre a razão para essa repetição e assim não lidam com a raiz do problema.

OBS:

- Autoconhecimento.

CHICORY

Palavras chaves:

POSSESSIVO, SUPER PROTETOR, APEGADO.

O Chicory é para pessoas demasiado possessivas e cujos cuidados com aos outros são egocêntricos e manipuladores.

Estas pessoas de vontade forte esperam que os outros se adaptem aos seus valores; podem ser críticos, interferindo, e acham difícil dar sem esperar nada em troca.

Não gostam de estar sós e exigem atenção e serviço constantes, como se fosse um dever: típico desta situação é pai/mãe possessivo e dominador que mantém os filhos já adultos sob o seu domínio. Embora fortes, têm pena de si mesmas e ofendem-se com facilidade. Algumas pessoas Chicory fingem que estão doentes para atrair atenção – por exemplo, a mãe possessiva manifesta “dores no coração” sempre que sua filha tenta sair de casa. Em muitos casos, são muito faladoras, teimosas e conflituosas.

O Chicory é também bom para crianças que exigem constante atenção sem razão.

OBS:

- Apego e ciúmes excessivos.

- “Cobram o amor”.

CLEMATIS

Palavras chaves:

SONHADOR IDEALIZA MUITO, MAS NÃO CONCRETIZA SEUS IDEAIS, FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE.

O Clematis é para as pessoas que vivem num mundo só delas, sem se interessarem pelo mundo real. Acham difícil viver no presente.

Não são realmente felizes e anseiam por tempos melhores; contudo, não tomam medidas ativas para fazê-los acontecer. Têm fraca memória e a sua mente não fixa os pormenores. Tendem a não ter energia e parecerem distraídas.

Gostam de estar sós e evitam confrontos refugiando-se. Quando doentes, não fazem qualquer esforço para melhorarem. Poderão ser altamente românticas. O Clematis é apropriado para pessoas que perderam um ente querido e anseiam por se juntar a ele. Devido à sua falta de concentração, podem ser propensas a sofrer acidentes.

As crianças Clematis têm dificuldade em concentrar-se devido a uma tendência para sonhar acordadas mais do que por uma falta de capacidade nata.

OBS:

- Para déficit de atenção.

CRAB APPLE

Palavras chaves:

IMAGEM NEGATIVA DE SI MESMO, SENSAÇÃO DE IMPUREZA

Crab Apple é o remédio para a limpeza da mente e do espírito, recomendado para os que se sentem impuros e tem uma imagem negativa de si mesmos. As pessoas Crab Apple podem ser obsessivas por limpeza, por exemplo, ou ter uma obsessão mental por trivialidades.

Crab Apple é indicado para pessoas que se envegonham em relação a sintomas físicos desagradáveis tais como problemas de pele.

OBS:

- Para TOC (Transtorno obsessivo compulsivo);

- Meninas anoréxicas;

- Inalação para catarros;

- Picadas de insetos (uso externo);

- Para dietas.

ELM

Palavras chaves:

SOBRECARREGADOS POR OBRIGAÇÕES QUE LHE SÃO IMPOSTAS

Elm destina-se aos que se sentem sobrecarregados pelas obrigações da vida. Normalmente competentes e capazes, estas pessoas em certos momentos entram em desespero. Os tipos Elm são bom administradores, gestores e ocupam muitas vezes cargos de responsabilidade, relacionados com o bem-estar dos outros, como, por exemplo, médicos, professores, terapeutas e diretores de indústrias.

Elm é indicado para pessoas que se sentem subtamente “esmagadas” pelas suas responsabilidades e incapazes de lidar com elas ou de cumprir com seus compromissos; isso é muitas vezes causado quando as pessoas aceitam demasiado trabalho, sem cuidar de si mesma. Consequentemente, sentem-se deprimidas e exaustas, com perda temporária de auto-estima.

GENTIAN

Palavras chaves:

DESÂNIMO POR UMA CAUSA CONHECIDA, PERDEU A FÉ

O Gentian destina-se a casos de dúvida e desânimo. Os que sofrem destes sintomas sentem-se facilmente desanimados e até deprimidos quando as coisas correm mal ou quando se veem confrontados com dificuldades. Ficam facilmente desanimados por pequenas contrariedades.

Gentian pode ser útil para pessoas desencorajadas com uma doença prolongada ou recorrente. É útil também para crianças que se sentem desanimadas com seus resultados escolares.

OBS:

- Não acredita em nada.

HEATHER

Palavras chaves:

EGOCÊNTRICO, PREOCUPADO CONSIGO MESMO, FALADOR

Heather é indicado para os que estão preocupados com a sua própria situação ou doença e sentem-se incapazes de incertar uma genuína comunicação nos dois sentidos com as outras pessoas. Afastam os outros devido à extrema exigência que lhes colocam. Exageram os seus sintomas ou fazem uma montanha de um grão de areia. São tagarelas compulsivas, necessitando de uma audiência, e detêm as pessoas a fim de falar longa e pormenorizadamente sobre elas próprias. Tendem a falar rapidamente, junto ao rosto do ouvinte.

OBS:

- Falam muito, mas não conseguem ser objetivos (prolixos).

GORSE

Palavras chaves:

DESESPERANÇA E DESÂNIMO PROFUNDO, DESISTIU DE LUTAR

Gorse é para a desesperança e desânimo extremos, para pessoas que desistiram de lutar. Sentem que não há qualquer luz no fim do túnel e perderam toda a esperança. Podem acreditar que a doença é hereditária e portanto incurável. Sentem-se condenadas a dor a ao sófrimento e não tentam melhorar.

HOLLY

Palavras chaves:

INVEJA, CIÚME, VINGATIVO OU ÓDIO

O Holly é indicado para pessoas que podem ser mal-humoradas, duras, mesmo cruéis, e por vezes violentas. No seu íntimo estão a sofrer, muitas vezes sem causa. Têm dificuldades em abrir o coração ao amor.

O estado de espírito Holly negativo é cheio de ódio, inveja e ciúmes. Talvez sofrendo inconscientemente de insegurança, as pessoas Holly são desconfiadas e agressivas. Falta-lhes a capacidade para amar e sentem uma raiva generalizada para com seus semelhantes. Holly é um bom remédio para as crianças que sentem ciúmes vingativos dos seus irmãos.

OBS:

- Acalma o coração;

- Perdoar.

HONEYSUCKLE

Palavras chaves:

VIVE NO PASSADO

O Honeysuckle destina-se aos que estão demasiado presos às memórias passadas. As pessoas que necessitam deste floral tendem a viver no passado, num estado de nostalgia ou saudade. Têm desgostos, mas não conseguem mudar as circunstâncias presentes porque estão constantemente a olhar para o passado. Podem estar apegadas a entes queridos que perderam ou a dias mais felizes ou ser incapazes de esquecer experiências infelizes passadas acham difícil superar o luto e referem-se constantemente ao passado.

OBS:

- Perda de emprego;

- Luto;

- Idosos sozinhos.

HORNBEAN

Palavras chaves:

SENSAÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA DE MANHÃ

Hornbean é indicado para a fadiga, mental, mais do que física; para os que acordam e duvidam da sua capacidade para enfrentar o dia de trabalho. Acham difícil enfrentar os problemas ou fazer face ao programa do dia, embora consigam na verdade terminar geralmente todas as tarefas. Falta-lhes entusiasmo e poderão adiar tarefas. O sono não é reparador e, se estiverem a convalescer de uma doença, duvidam das suas forças para melhorar.

IMPATIENS

Palavras chaves:

IMPACIÊNCIA

O Impatiens é indicado para as pessoas que se irritam facilmente. São impacientes e querem tudo feito instantaneamente. Agem, pensam e falam rapidamente. Estas pessoas são capazes e eficientes, mas deixam-se irritar e frustrar por colegas lentos e por isso preferem trabalhar sozinhas. São independentes, detestam perder tempo e terminam muitas vezes as frases das outras pessoas.

OBS:

- Ansiosos.

LARCH

Palavras chaves:

FALTA DE CONFIANÇA NAS SUAS CAPACIDADES

O Larch é adequado para pessoas sem autoconfiança, pessoas que nem tentam porque estão antecipadamente certas de que irão falhar. Sofrem de sentimentos de inferioridade. Estão secretamente conscientes de que têm capacidade potencial, mas recusam-se a reconhecê-la, evitando assim o risco de fracasso.

É útil para qualquer pessoas que sofra de falta de confiança antes de exames, entrevistas, exames de condução, etc.

OBS:

- “Não vou conseguir”;

...

MIMULUS

Palavras chaves:

MEDO DE COISAS CONHECIDAS E TIMIDEZ

O Mimulus é indicado para medo de causas conhecidas, tais como: doença, morte, acidentes, dor, escuro, frio, pobreza, outras pessoas, animais, insetos, falar em público, perda de amigos ou do emprego, ir ao dentista, etc.

O Mimulus é bom para crianças tímidas e sensíveis, receosas de animais, do escuro, etc.

MUSTARD

Palavras chaves:

TRISTEZA PROFUNDA, SEM CAUSA CONHECIDAS

Mustard serve para tratar a tristeza repentina que aparece do nada e termina também subitamente, sem qualquer razão aparente. Esta melancolia pode ser muito marcada; é como uma nuvem cinzenta escura que envolve tudo e destrói a alegria. O paciente é invadido de tristeza e incapaz de se libertar desse sentimento negativo quando deseja fazê-lo.

OBS:

- Depressão.

OAK

Palavras chaves:

EXAUSTO, MAS CONTINUA A LUTAR

As pessoas Oak são normalmente corajosas, fortes e de confiança; necessitam de Oak quando a sua força interior esvanece e a fadiga se apodera delas. Continuam a lutar aconteça o que acontecer, ignorando o seu cansaço. São pacientes, por vezes sujeitando-se a grandes esforços, e não se permitem descansar se houver trabalho a fazer. São muito responsáveis de confiança.

OBS:

- “Workaholic” (viciados em trabalho).

OLIVE

Palavras chaves:

FALTA DE ENERGIA VITAL

O Olive destina-se às pessoas exaustas de corpo e alma após um longo período de esforço devido a dificuldades pessoais, um período intenso de estudo ou trabalho, uma doença prolongada ou por ter tomado conta de outras pessoas por muito tempo.

A pessoa Olive caracteriza-se pela exaustão ao ponto de chegar as lágrimas, quando todas as reservas de força e energia se esgotaram.

OBS:

- Para quem faz quimioterapia.

PINE

Palavras chaves:

AUTOCENSURA PELOS SEUS ATOS, CULPA

Pine é aconselhado para pessoas que se sentem cheias de culpa e de auto-reprovação; elas culpam-se pelos erros das outras pessoas e, na realidade, por qualquer coisa que corra mal. Sentem que não têm mérito ou valor. O seu complexo de culpa e sentimento de vergonha não se baseia necessariamente em algo errado que tenham realmente feito, mas destrói a possibilidade de uma vida feliz.

OBS:

- Não se perdoa;

RED CHESTNUT

Palavras chaves:

MEDO OU PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA EM RELAÇÃO AOS OUTROS

O Red Chestnut trata os que tem medo e se preocupam e receiam excessivamente em relação ao bem-estar dos outros, em particular da família e amigos íntimos. Receiam que o pior aconteça aos seus entes queridos.

RESCUE REMEDY

Palavras chaves:

PARA EMERGÊNCIAS

O Rescue Remedy é especialmente destinado a emergências. Após um acidente, más notícias, problemas de família, receios, confusão ou situações de terror. O Rescue Remedy ajuda a enfrentar a situação com uma atitude mental mais equilibrada.

ROCK ROSE

Palavras chaves:

TERROR E PÂNICO

O Rock Rose é para o terror, tal como o que pode sentir depois de sofrer um acidente escapar por pouco a um desastre ou assistir um acidente. Quando sujeito a uma ameaça, há uma sensação de medo paralisante e impotência.

OBS:

- Síndrome do pânico;

- Estresse pós-traumático.

ROCK WATER

Palavras chaves:

INFLEXIBILIDADE, AUTO EXIGÊNCIA

O Rock Water é para inflexibilidade; destina-se a pessoas que impõem a si mesmas padrões altíssimos e poderão estar a renunciar à sua própria vontade. Possuem autodomínio até ao ponto do auto-martírio. São rígidos e gostam de ser um exemplo para os outros porque buscam a perfeição pessoal e não interferem ativamente na vida de outras pessoas.

OBS:

- Perfeccionistas.

SCLERANTHUS

Palavras chaves:

INDECISÃO ENTRE DUAS SITUAÇÕES

O Scleranthus destina-se a pessoas que sofrem de indecisão; as pessoas que necessitam desse floral, têm dificuldade em tomar decisões, especialmente quando são confrontadas com duas possibilidades. Esta postura flutuante pode fazer com que não inspirem confiança e podem perder tempo e oportunidades devido a indecisão.

STAR OF BETHLEHEM

Palavras chaves:

EFEITOS POSTERIORES AO CHOQUE E TRAUMA

O Star of Bethlehem trata as sequelas do choque mental ou físico, em virtude de acidentes, más notícias, luto, despontamentos súbitos, sustos, etc.

As pessoas podem ficar num estado de torpor e retraídas, com um sentimento de perda ou dor.

OBS:

- Pós-cirurgia, cicatrização;

- Assaltos ou abusos.

SWEET CHESTNUT

Palavras chaves:

DESESPERO MENTAL EXTREMO

O Sweet Chestnut usa-se para o desespero mental doloroso, para os que sentem que alcançaram o limite da sua resistência. As pessoas que necessitam desse floral podem sentir-se a beira de um colapso nervoso, embora não suicidas. Podem também ter a sensação de que Deus as abandonou.

OBS:

- Para quem quer morrer;-

- Chegaram ao fundo do poço.

VERVAIN

Palavras chaves:

ENTUSIASMO EXCESSIVO, QUER CONVENCER OS OUTROS DO QUE ACREDITAM

O Vervain trata as pessoas com idéias e princípios fixos, que elas acreditam que estão certos e que raramente mudarão; os que necessitam desse floral são determinados, mas altamente tensos e nervosos e têm um desempenho acima da média. Aplicam um esforço desnecessário em tudo aquilo que empreendem, forçando-se para além dos seus limites físicos. Podem sofrer de falta de sono devido ás suas mentes ativas e á incapacidade ou falta de vontade de descontrair.

OBS:

- Entusiasta.

VINE

Palavras chaves:

DOMINADOR, INFLEXÍVEL

O Vine é para as pessoas que impõem sua vontade. São em muitos casos muito competentes, até mesmo altamente talentosas e ambiciosas, mas usam os seus atributos para dominar e oprimir. Acham que sabem mais que qualquer outra pessoa e rebaixam os outros. Embora não tentem converter as outras pessoas, ignoram os desejos e opiniões alheios e impõem e esperam obediência absoluta.

OBS:

- Chefes autoritários.

.

WALNUT

Palavras chaves:

HIPERSENSÍVEIS A MUDANÇAS E INFLUÊNCIAS EXTERNAS

O Walnut é para as pessoas que têm dificuldade em se adaptar á mudança ou que são hipersensíveis a certas ideias, ambientes e influências. É o remédio para alturas de grandes mudanças de vida: dentição, puberdade, gravidez, divórcio, menopausa, mudanças de religião, emprego ou casa; rompimento com um vício ou quebra de ligações e restrições do passado. Também indicado para transtornos causados por mudanças, perda de amigos e circunstâncias familiares, envelhecimento, luto, aproximação da morte, etc.

Os que necessitam de Walnut têm ideais e ambições definidas e desejam progredir na vida, mas são detidos ou desviados pela influência de personalidades mais fortes, por circunstâncias restritivas, por laços familiares ou elos com passado. É útil para terapeutas, pessoas da área da saúde e conselheiros que lidam com clientes emocionalmente perturbados.

OBS:

- Floral do terapeuta, para não entrarem no problema do paciente.

WATER VIOLET

Palavras chaves:

RESERVADO, APARENTEMENTE ORGULHOSO

O tipo Water Violet tem conhecimento, é calmo e competente. Estas pessoas gostam de um estilo de vida privada, são calmas e pedem-lhes muitas vezes conselhos, mas não impõem as suas opiniões ou desejos aos outros. Quando sofrem, guardam os seus problemas para si mesmos. Não contam com os outros para apoio e podem ser considerados emocionalmente frios. Sentem dificuldade em se abrir com os outros, achando fácil esconder-se por detrás da sua fachada calma.

OBS:

- Gostam da solidão.

WHITE CHESTNUT

Palavras chaves:

PENSAMENTOS INDESEJÁVEIS, OBSESSÕES MENTAIS

O White Chestnut é indicado para pensamentos obsessivos e preocupantes que parecem impossíveis de controlar. Os que deles sofrem não conseguem libertar-se de eventos desagradáveis ou discussões e estão constantemente a revivê-los na sua mente. Pensamentos persistentes, indesejáveis e conflituosos debates mentais que continuam a girar na cabeça como um disco arranhado, levando a um tormento mental. Têm dificuldades de dormir.

OBS:

- Aquietar a mente;

- Clareza mental.

WILD OAT

Palavras chaves:

INCERTEZA SOBRE O RUMO CERTO NA VIDA

O Wild Oat destina-se a pessoas que chegaram a uma encruzilhada na sua vida e estão completamente inseguras sobre o caminho a seguir. Poderão tentar várias carreiras, mas ficam facilmente fartas e insatisfeitas, tendendo a ser levadas pela corrente. Esse floral ajuda a tomar decisões importantes, tais como a escolha de uma carreira.

OBS:

- Para estudantes.

WILD ROSE

Palavras chaves:

RESIGNAÇÃO, APATIA

O Wild Rose é indicado para os que se resignam a uma situação desagradável, seja ela doença, uma vida monótona ou emprego incopatível com a sua natureza. Não se queixam e encontram-se demasiado apáticas para recuperar, mudar de ocupação ou apreciar os prazeres simples.

Ficam resignadas, mais do que deprimidas, perante tais perspectivas e aceitam a vida tal como é. Falta-lhes energia e ambição.

WILLOW

Palavras chaves:

MÁGOA, RESSENTIMENTO

O Willow é indicado para ressentimento, pena de si mesmo e amargura. A maior parte das pessoas sente que estão a “abusar da sua boa vontade”. Este remédio ajuda a neutralizar o ressentimento e a restabelecer um sentido de humor e de proporções.

OBS:

- Lamentações constantes;

Please reload

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
EMPRESA ASSOCIADA
REDES SOCIAIS
  • Facebook - White Circle
  • Instagram-icone
  • Twitter - White Circle

Farmácia Quíron Manipulação e Homeopatia  |  CNPJ: 01307152/0001-02

Farmacêutico Responsável Fabiano Suzin Lima CRF/RS 6796

Desenvolvido por agênciaMD