top of page

Vamos ganhar mais tempo de Vida de Qualidade através da respiração? Conheça Kundalini Yoga...

Existente há milênios, oriunda da Índia, o yoga vem despertando o interesse de todas as camadas sociais no mundo. Há algum tempo, deixou de ser algo só para orientais e, de forma simples e bastante útil, tem se espalhado pelo planeta, transformando-se atualmente em um método integral de desenvolvimento físico, mental e espiritual.


A palavra yoga vem do sânscrito, que é uma das línguas antigas do Oriente. Significa literalmente “união”. Na prática, isso se traduz na experiência de integração e harmonia de nossa essência individual com o mundo exterior e com o próprio universo. Só para esclarecer, yoga não é religião, e qualquer que seja seu caminho espiritual, esta prática, somente vai proporcionar um aprofundamento.

Conceituar o yoga é mais complicado que a prática, o que é de fato o mais importante.


Embora o yoga esteja voltado para a saúde da pessoa e não para a doença, esta prática, começa a aparecer nas recomendações médicas como uma forma de integrar o tratamento. Esse conceito de Medicina Integrativa, já é bastante conhecida no exterior, com destaque para os Estados Unidos, mas vem ganhando um espaço cada vez maior no Brasil. Essa abordagem da Medicina tem foco não apenas na cura da doença, mas na manutenção da saúde e da qualidade de vida.


Existem diferentes abordagens e estilos de yoga, contemplando as diferenças entre as pessoas e suas necessidades específicas. O ponto central, comum á todas as práticas, consiste em retirar temporariamente a atenção do mundo externo e focalizá-la em um tema escolhido, tornando a pessoa mais presente e consciente.


No caso específico da prática da Kundalini Yoga, trabalha-se movimentos corporais e suas sensações sincronizadas ao ritmo da respiração. O principal objetivo é manter a atenção voltada para o instante presente. Fisicamente, desenvolve todos os benefícios de um exercício físico: fortalece o corpo, enrijece a musculatura, estimula a circulação sanguínea e revigora o cérebro e suas funções. Além disso, a prática de técnicas respiratórias e de relaxamento, atuam no equilíbrio do sistema glandular, o fortalecimento do sistema nervoso e do sistema imunológico, aumentando a estabilidade emocional e da vitalidade. A prática regular é um potente e efetivo método de autotransformação e desenvolvimento pessoal.


Em nossa vida diária, a prática de yoga melhora nossa qualidade da respiração. E como isso se traduz na nossa vida? Simples, a respiração é a forma mais importante de interação com o mundo. Para maioria das pessoas a respiração tornou-se tão automática, rápida e inconsciente quanto o ritmo e o propósito da própria vida que se leva. Portanto, ao voluntariamente modificarmos o ritmo e a profundidade da respiração poderemos afetar o ritmo da vida em geral. Inspirar e expirar mais equilibradamente favorece a saúde e as relações de cada um consigo mesmo e com os demais.

No aspecto físico, a respiração não só nos permite obter oxigênio e liberar dióxido de carbono, como também ativa a circulação do sangue, massageia as vísceras e atua como uma bomba para a circulação do líquido céfaloraquidiano, do sistema nervoso central. Respirar com qualidade, também traz outros benefícios sobre o sono, a memória, o nível de energia, a concentração e de uma forma geral o rendimento físico e psíquico. Por ser tão amplo o impacto da respiração sobre o nosso organismo, nos encaminha para outro aspecto importante, sua conexão profunda com os processos mentais e emocionais.


Como observou Yogi Bhajan, mestre da Kundalini Yoga: “A capacidade da respiração ampliada leva mais oxigênio ao cérebro que por sua vez ajuda a criar um senso elevado de consciência”. Por isso, o conselho do mestre é: “ Aprendamos a meditar em nossa respiração.” Ele ainda acrescenta: “ A respiração é um Deus em cada um de nós. A respiração é vida. Somos a respiração”. Essa frase nos leva ao ponto máximo da prática do yoga, a meditação.


Além desse aspecto de reconexão com nossa saúde e nossa vida, a meditação está se transformando em um dos mais respeitados recursos terapêuticos usados pela medicina e psicologia, indicado para um leque amplo de enfermidades, da depressão e ansiedade, ao controle da dor e da dibromialgia, aos efeitos colaterais do câncer e o tratamento de distúrbios psiquiátricos, como o transtorno obsessivo-compulsivo.


Pesquisas envolvendo as técnicas respiratórias do yoga e a meditação estão gerando novos tratamentos pois cada prática tem diversas variações que produzem diferentes efeitos psicofisiológicos. A vantagem desta abordagem é que está acessível a todas as pessoas e não acarreta efeitos colaterais, mas ao contrário fortalece os aspectos saudáveis da pessoa e tem uma atuação holística, ou seja, reflete no aspecto físico, mental e espiritual.

A meditação ajuda também no fortalecimento do sistema imunológico do organismo. Isso ocorre indiretamente como consequência da diminuição do estresse. A lista dos benefícios é extensa, mas o principal é que meditar nos permite uma vida mais saudável, mais tranquila e feliz.

Essa nova visão da medicina e da psicologia, focada não somente na doença, mas principalmente na prevenção e manutenção da saúde, tratando a pessoa como um ser integral, vai dando um passo importante em busca de mais saúde e qualidade de vida para o ser humano. Seja dentro da universidade, como nos grandes centros médicos, terapias como o yoga e a meditação, antes vistas como algo esotérico, vão mostrando seus resultados na prática e ganhando respeito dentro da área da saúde e ganhando mais praticantes.

Para o bem de todos, uma nova era dentro da ciência e da visão de saúde está surgindo.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
frete.png
bottom of page