top of page

Acupuntura como tratamento


A acupuntura é uma especialidade médica reconhecida pelo CFM desde 1995 e pela AMB desde 1998.


A maioria das pessoas desconhece seus mecanismos de ação, efeitos terapêuticos e ainda a tratam como uma técnica alternativa.


A ação terapêutica se deve aos estímulos das agulhas, quando inseridas em pontos determinados do corpo, que possuem ações específicas, liberando substâncias químicas, os neurotransmissores, no organismo. Estes, promovem o alívio da dor e uma sensação de bem estar, além de agirem como relaxante muscular e anti-inflamatório.


Na primeira consulta de um paciente, realizo uma avaliação inicial, anamnese específica e um exame clínico detalhado. O tratamento é orientado com base nos dados do exame clínico e queixas do paciente.

Costumo mostrar ao paciente que utilizo agulhas totalmente descartáveis. Agulhas de boa qualidade, evitando qualquer processo infeccioso. Não recomendo a reutilização de agulhas pelo risco de contaminação por vírus, hepatites B e C , AIDS, bactérias e fungos.


O tratamento tem ótimo custo-benefício, pois reduz o uso de medicações (analgésicos e anti-inflamatório). É útil também na redução dos efeitos colaterais dos antidepressivos.


Os principais efeitos da acupuntura são:


- Efeito anti- stress, ansiolítico e antiinflamatório: atua no alívio da dor de qualquer origem;

- Relaxante muscular: nas contraturas musculares, tem efeito quase que de imediato;

- Efeito antiemético e broncodilatador.


ELETROACUPUNTURA


A técnica de eletroacupuntura utiliza um aparelho de frequências e ondas variadas, cuja principal função é potencializar o efeito da agulha no local aplicado. São liberados neutrotransmissores com propriedades ansiolíticas, antiálgicas, antidepressivas e antiinflamatórias.


Recomendo que a acupuntura seja praticada por um profissional experiente, exigido conhecimento médico de assepsia, anatomia e fisiologia humana, evitando-se assim, complicações como perfurações de vísceras e outros acidentes.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
frete.png
bottom of page